7 de maio de 2016

Do Tesouro da Igreja

Muitas igrejas que são uma só Igreja

A Igreja, espalhada pelo mundo inteiro até aos confins da terra, recebeu dos Apóstolos e de seus discípulos a fé num só Deus, Pai todo-poderoso, que fez o céu e a terra, o mar e tudo quanto neles existe; e num só Jesus Cristo, Filho de Deus, que Se fez homem para nossa salvação; e, no Espírito Santo, que pela boca dos profetas anunciou antecipadamente os desígnios de Deus: a vinda de Jesus Cristo, Nosso Senhor, o seu nascimento de uma Virgem, a sua paixão e ressurreição de entre os mortos, a sua ascensão corporal ao Céu, a sua futura vinda do Céu com a Glória do Pai.

(...) A Igreja recebeu (...) e guarda diligentemente essa pregação e essa fé, apesar de espalhada pelo mundo inteiro, guarda-a como se habitasse numa só casa; acredita nela como quem possui uma só alma e um só coração; e proclama-a, ensina-a e transmite-a, como se tivesse uma só boca. Porque, embora no mundo haja línguas diversas, a força da tradição é só uma para todos.

Não crêem nem transmitem coisas diferentes as igrejas fundadas na Germânia, as que se encontram na Ibéria e nas terras dos celtas, nem as do Oriente, do Egipto e da Líbia, ou as do centro do mundo. Assim como o sol, criatura de Deus, é um só e o mesmo para todo o universo, assim também a pregação da verdade brilha em toda a parte e ilumina todos os homens que desejam chegar ao conhecimento da verdade.”
...................................
Santo Ireneu (Séc. III), do Tratado “Contra as heresias” (L1, 0, 1-3; PG 7,550.554).

Sem comentários:

Enviar um comentário