5 de julho de 2015

Do tesouro da Igreja

O Escapulário do Carmo

O Aparecimento de Nossa Senhora com o escapulário do Carmo a S. Simão Stock (Segundo a tradição, apareceu-lhe no dia 16 de Junho de 1251, sendo ele era então Geral da Ordem dos Carmelitas): “Apareceu-lhe a bem-aventurada Virgem Maria, acompanhada por uma multidão de anjos levando nas suas benditas mãos o escapulário da Ordem e dizendo estas palavras: Este será privilégio para ti e para todos os carmelitas: quem morrer com ele, não padecerá o fogo eterno, ou seja, quem com ele morrer salvar-se-á.”(1)

Palavras do Papa Pio XII sobre a devoção ao Escapulário do Carmo
“A devoção do escapulário do Carmo fez descer sobre o mundo uma copiosa chuva de graças espirituais e temporais... Na verdade, não se trata de um assunto de pouca importância, mas a consecução da vida eterna, em virtude da promessa feita, segundo a tradição, pela Santíssima Virgem (...). É certamente o santo escapulário penhor e sinal da protecção da Mãe de Deus.”(2)

Privilégio Sabatino
Há uma tradição, igualmente reconhecida por Pio XII, de que a Virgem concederá aos que morrem com o Santo Escapulário e expiam no Purgatório as suas culpas a graça de alcançar, quanto antes, a Pátria Celestial, ou, o mais tardar, no sábado a seguir à sua morte. Assim, Nossa Senhora promete a quem puser o Escapulário segundo as normas que estão prescritas para o seu uso: A morte na graça de Deus e sair quanto antes do Purgatório. (3)
.........................................
(1) Enciclopédia Rialp, vol.2, p.397.
(2) Pio XII, Alocução em 5/07/1950.
(3) Missal Romano.

Imposição do Escapulário no dia 16

Na celebração da Festa de Nossa Senhora do Carmo, as pessoas que previamente se inscreverem, poderão receber o Escapulário na Missa de 5ª Feira, dia 16, às 18.30h. Recorda-se que só é imposto o escapulário a quem nunca foi imposto anteriormente. E a sua recepção deve ser feita na graça de Deus, pelo que se convida a todo o candidato, no caso de ser necessário, a recorrer previamente ao Sacramento da Reconciliação ou Confissão.

Sem comentários:

Enviar um comentário