8 de fevereiro de 2015

A igreja de Lisboa em festa e agradecida

A notícia, conhecida no mês passado, de que o Senhor Patriarca D. Manuel Clemente seria criado cardeal no próximo dia 14 deste mês, encheu de júbilo o Patriarcado de Lisboa.
Numa tradição que se mantém há mais de dois séculos de que os Patriarcas de Lisboa ascendem à dignidade cardinalícia, o Santo Padre deu um motivo de grande alegria a uma diocese com longo impacto em Portugal e na Igreja.
Efectivamente, sob o ponto de vista histórico, Lisboa foi o ponto de partida de muitas iniciativas missionárias, que levaram a luz de Cristo às terras mais remotas, desde a América ao Extremo Oriente.
Mas deve ter-se em conta também que uma decisão destas é sempre o reconhecimento das qualidades humanas e de pastor de quem é criado cardeal. Mais uma razão para que os diocesanos de Lisboa se sintam contentes e se comprometam a pedir mais pela pessoa e intenções do seu Patriarca, já que a dignidade cardinalícia implica uma maior responsabilidade eclesial, como, por exemplo, participar nos Conclaves que elegem os Romanos Pontífices.
Aqui se deixam os votos das maiores felicidades no desempenho da sua nova condição ao Senhor D. Manuel Clemente partilhando com ele a alegria deste momento.

Sem comentários:

Enviar um comentário