5 de novembro de 2014

Do Tesouro da Igreja

Testemunho de S. Paulo Le-Bao-Tinh, mártir vietnamita (*)


“Eu, Paulo, prisioneiro pelo nome de Cristo, quero falar-vos das tribulações que suporto cada dia, para que, inflamados no amor de Deus, comigo louveis o Senhor, porque é eterna a sua misericórdia

Este cárcere é realmente a imagem do inferno eterno: além de suplícios de todo o género, tais como algemas, grilhões, cadeias de ferro, tenho de suportar o ódio, as agressões, calúnias, palavras indecorosas, repreensões, maldades, juramentos falsos, e, além disso, as angústias e a tristeza. Mas Deus, que outrora libertou os três jovens da fornalha ardente, está sempre comigo, e libertou-me destas tribulações, convertendo-as em suave doçura, porque é eterna a sua misericórdia.

Imerso nestes tormentos, que costumam aterrorizar os outros, pela graça de Deus sinto-me alegre e contente, porque não estou só, mas estou com Cristo.

O nosso divino Mestre é Quem leva todo o peso da cruz, impondo-me apenas uma pequena parcela. Ele não é espectador do meu combate, mas também combatente e vencedor em toda esta luta. Por isso é sobre a sua cabeça que se impõe a coroa da sua vitória, e nela participam todos os seus membros.

Como posso eu suportar este espectáculo, ao ver todos os dias os imperadores, mandarins e seus guardas blasfemar o vosso santo nome, Senhor (...)?

Mostrai, Senhor, o vosso poder, salvai-me e amparai-me, para que na minha fraqueza se manifeste a vossa força e seja glorificada no meio dos gentios, não aconteça que eu vacile pelo caminho e os inimigos se orgulhem na sua soberba (...).

Ajudai-me com as vossas orações, a fim de que possa combater segundo as regras, combater o bom combate, combater até ao fim, de modo que termine, felizmente, a minha carreira. Se já não nos virmos nesta vida, encontrar-nos-emos na felicidade da vida futura (...)”.

 (*) Das Cartas de S. Paulo Le-Bao-Tinh aos alunos do Seminário Ke-Vinh, escritas no ano de 1843, cuja festa se celebra a 24 de Novembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário