4 de fevereiro de 2014

Coisas Oráticas: Recolecção e Retiro


A correria da vida arrasta e desgasta a nossa atenção. Falta recolhimento para um olhar profundo sobre o caminho que se está a seguir e as decisões a tomar. O risco de decidir sem ponderar é inutilizar possibilidades, empequenecer o que se podia fazer.

Recolecção ou "dia de retiro"
Mensalmente há na paróquia uma ajuda para "re-colher" o que escapou das mãos. Fizeram-se coisas, mas interessa parar e ver como foram feitas. Um trabalho, uma conversa, uma boa acção deve fazer-se "para agradar a Deus" sem permitir a influência de intensões menos rectas.
Um modo de actuar destemperado pode revelar uma inveja ou um ressentimento a superar, um capricho que nos dispersa os sentidos.
Nas recoleções mensais os temas sucedem-se entre meditações e leituras e percorrem sistematicamente pontos básicos do Amor de Deus.
São encontros de amor, momentos de oração diante do Santíssimo, na procura de uma identificação com Jesus: a santidade a que nos chamou.
Surgem então luzes para o caminhar, pontos a superar pelo esforço pessoal e a graça de Deus.

Retiros
Se em vez de um dia são vários passados num lugar sossegado, em silêncio com as outras pessoas e conversa ininterrupta com o Deus dos nossos amores, o resultado é sempre mais marcante. O esforço traz uma benção de graças, um efeito mais prolongado, uma fé mais esclarecida e uma caridade mais dinâmica.
O dia-a-dia familiar será o primeiro a beneficiar, mas também o trabalho professional, a convivência social e evangélica.
Nos retiros pregados por sacerdotes da paróquia é possível ouvir falar de temas que tivemos o gosto de ouvir expor em homilias dominicais.

Retiros dirigidos por sacerdotes que prestam serviço na Paróquia de Telheiras:

mês
Início
fim

local
pregador
Fevereiro
20, 5ª F.
23, Dom.
Senhoras
Fátima – Hotel 3 Pastorinhos
P. João Campos
Março
6, 5ª F.
9, Dom.
Homens
Bombarral
P. Nuno Romão

20, 5ª F.
23, Dom.
Senhoras
Fátima – Hotel 3 Pastorinhos
P. Carlos Santamaria

27, 5ª F.
30, Dom.
Homens
S. Pedro de Penaferrim – Sintra
P. Rui Rosas
Abril
24, 5ª F.
27, Dom.
Senhoras
Fátima – Hotel 3 Pastorinhos
P. Enrique Calvo
Maio
08, 5ª F.
11, Dom.
Homens
S. Pedro de Penaferrim– Sintra
Nuno Romão


Obs. Têm início sempre às 22.00h e terminam às 17.00h dos dias assinalados. As pessoas interessadas podem dirigir-se ao sacerdote pregador, que lhe indicará os passos a dar para concretizar a inscrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário