30 de junho de 2013

Coisas Práticas: O Verão do Ano da Fé

    O Papa emérito Bento XVI um dia comentou que “muitos cristãos deixaram de ler a Bíblia e têm dela um conhecimento muito limitado e superficial”. Animava a aproveitar as férias para uma “leitura continuada” do texto sagrado, lendo “alguns dos seus livros, os menos conhecidos e também os mais notórios, como os Evangelhos" (03-08-2011).
    O acesso mais apto aos conteúdos da Fé continua a ser o Catecismo da Igreja Católica. A riqueza bíblica e patrística ilumina o ensinamento da fé de sempre.
    A Net permite sentir o Papa Francisco bem próximo de nós. Através de uma nova secção da página web News.va – www.news.va/pt/sites/homilias – encontram-se, por ordem cronológica, o resumo de todas as suas homilias diárias, em texto e vídeos. Para uma busca mais ampla ir à página do Vaticano e ver em Audiências (texto, vídeo, ou resumo).
    Ao longo deste ano a paróquia de Telheiras propôs-se orientar as homilias para, com base na Palavra de Deus proclamada, expor sistematicamente os conteúdos da fé. Uma maior frequência na reza do Credo ajuda a lembrar este Ano da Fé que terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, a 24 de Novembro.
    As recoleções mensais funcionam como um dia de retiro; uma paragem na correria da vida para, de forma sistemática, numa hora, considerar temas centrais da vida de fé em clima de meditação pessoal. Ajuda a sua estrutura simples: leitura de um texto, pregação, perguntas para fazer um exame pessoal sobre os temas tocados, e uma pregação final.
    O curso de preparação para o Crisma está orientado para ser uma boa revisão da fé. Como nos outros anos o grupo mais numeroso participou nas aulas no salão da igreja e outras pessoas num sistema de preparação pessoal pré-combinado com a paróquia (grupos, etc.).
    O curso de “Teologia para Todos” da paróquia de Telheiras foi desenvolvendo um site que pode servir para localizar algum tema doutrinal que se queira aprofundar. Em anexo à lista dos diferentes assuntos tem ligações para textos de aprofundamento .
    Outros endereços da Net interessantes são sugeridos em “ligações úteis” na página da paróquia . Por exemplo, os livros de S. Josemaria em português, e em outros idiomas < www.pt.escrivaworks.org >; textos acessíveis sobre vários assuntos < www.aaldeia.net >;  temas doutrinais variados .

Sem comentários:

Enviar um comentário