1 de março de 2008

O Mistério pascal segundo o Compêndio da Igreja Católica

No dia 28 de Junho de 2005, mediante um Motu próprio, Bento XVI, entregava a toda a Igreja um Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, que ele mesmo, enquanto Cardeal Perfeito da Congregação para a Doutrina da Fé, tinha apresentado ao Papa João Paulo II, meses antes. Trata-se de um instrumento de catequese que não prescinde da consulta e do estudo do Catecismo e que se organiza por perguntas e respostas breves, facilitando a memorização.

121. Que acontece na agonia do horto do Getsemani?

Apesar do horror que a morte provoca na humanidade santíssima d’Aquele que é o próprio "Autor da vida" (Act 3,15), a vontade humana do Filho de Deus adere à vontade do Pai: para nos salvar, Jesus aceita carregar sobre Si os nossos pecados no seu corpo, fazendo-se "obediente até à morte" (Fil 2,8).

122. Quais os efeitos do sacrifício de Cristo na Cruz?

Jesus ofereceu livremente a Sua vida em sacrifício de expiação, isto é, reparou as nossas culpas com a plena obediência do Seu amor até à morte. Este "amor até ao fim" (Jo 13,1) do Filho de Deus reconcilia com o Pai toda a humanidade. O sacrifício pascal de Cristo resgata portanto os homens num modo único, perfeito e definitivo, abre-lhes a comunhão com Deus.

123. Porque é que Jesus convida os discípulos a tomar a sua Cruz?

Chamando os discípulos a tomar a sua Cruz e a segui-Lo, Jesus quer associar ao seu sacrifício redentor aqueles mesmos que dele são os primeiros beneficiários.

126. Que lugar ocupa a ressurreição de Cristo na nossa fé?

A Ressurreição de Jesus é a verdade culminante da nossa fé em Cristo e representa, com a Cruz, uma parte essencial do Mistério pascal.

131. Qual o sentido e a importância da Ressurreição?

A Ressurreição é o culminar da Encarnação. Ela confirma a divindade de Cristo, e também tudo o que Ele fez e ensinou, e realiza todas as promessas divinas em nosso favor.

132 O que significa a Ascensão?

Passados os quarenta dias em que se mostrou aos Apóstolos sob as aparências duma humanidade normal que ocultavam a sua glória de Ressuscitado, Cristo sobe ao céu e senta-se à direita do Pai.

Sem comentários:

Enviar um comentário