13 de maio de 2007

Bernardo de Claraval

São Bernardo de Claraval (1090-1153) foi um dos Doutores da Igreja que mais pregou sobre a Virgem Maria. A ele se atribui a oração Lembrai-vos.
"Ouves falar de uma Virgem, ouves falar de uma humildade; se não podes imitar a virgindade da humilde, imita a humildade da Virgem. Louvável virtude é a virgindade, mas mais necessária a humildade: aquela é-nos aconselhada, esta mandada; convidam-te para aquela, mas a esta obrigam-te (...) Podes salvar-te sem a virgindade, mas não sem a humildade. Pode agradar a humildade que chora a virgindade perdida; mas sem a humildade - atrevo-me a dizê-lo - nem mesmo a virgindade de Maria teria agradado a Deus. (...) Porque como é que poderia conceber d'Ele sem Ele? (...) Então se em relação à virgindade de Maria só podes admirar, procura imitar a sua humildade, e isso te basta" (Sermo 6,7; PL 183,55; cit. in La Virgen Madre, Rialp, Madrid, 1957, pp.24-26)
"Sim, encontrou aquilo que procurava Aquela a quem se disse: Encontraste graça as olhos de Deus [cf. Lc 1,30]. Como? Está cheia de graça e ainda encontra mais graça? Digna é certamente de encontrar aquilo que procura porque não A satisfaz a própria plenitude, nem está contente mesmo com o bem que já possui, mas como está escrito: Aquele que me bebe, ainda terá sede (Sir 24,21), pede para poder transbordar para a salvação do universo" (Ib. p.106)

Sem comentários:

Enviar um comentário