13 de abril de 2007

Catarina de Sena

Catarina nasceu em Sena no ano de 1347 e veio a morrer em 1380, aos 33 anos. É Doutora da Igreja e Padroeira da Europa. A sua festa celebra-se a 28 de Abril.
No livro Diálogo Deus declara a Catarina:
"Se alguém Me ama com amor de servo, Eu, como Senhor, dou-lhe o que lhe devo, mas não Me manifesto a ele, porque os segredos manifestam-se ao amigo, que se fez uma só coisa com o seu amigo" (SANTA CATARINA DE SENA, Diálogo 11,4,2,3; traduzido da versão espanhola da BAC, 1955, p. 296)
Noutro momento, aborda o tema do Lado aberto de Cristo pela lançada do soldado e Deus responde-lhe:
"[A alma que contempla] conheceu no Lado o fogo da divina caridade, que foi o que te manifestou, se te lembras, a minha Verdade quando Lhe perguntaste: "Ó doce e imaculado Cordeiro! Tu estavas já morto quando Te abriram o lado, porque quiseste que se Te ferisse e abrisse o Coração?" Ele, se bem te lembras, respondeu: "Muitas razões havia para isso, mas dir-te-ei a principal. Era infinito o meu desejo para com a linhagem humana e finito o acto de passar por penas e tormentos. Por isso quis que vísseis o Sagrado Coração, mostrando-O aberto, para que compreendêsseis que amava muito mais do que conseguia demonstrar pelo modo finito da pena. Ao derramar sangue e água, mostrei-vos o Baptismo de água que recebeis em virtude do Sangue"
(Ibidem 11,4; p. 322)
Depois dos votos solenes que professou Catarina sofreu muitas tentações; é a elas que se refere ao dialogar com Jesus:
"Meu dulcíssimo Senhor, onde é que estavas quando o meu coração se via cheio de tantas coisas desonestas?
"Respondendo-lhe Jesus: "Estava no teu coração"
(Ibidem Oração IV; p. 556)

Sem comentários:

Enviar um comentário