13 de janeiro de 2007

São Paulo, Apóstolo

Nasceu em Tarso, cidade situada na Cilícia, de família judia, da tribo de Benjamim, e de tendência farisaica, mas com cidadania romana. Chamava-se Saul, de acordo com a tradição onomástica dos benjaminitas, e também recebeu o nome de Paulo – «pequeno» em latim – o que pode indicar que fosse o mais novo dos filhos.
A personalidade deste Apóstolo é fascinante. Não há nada que faça a meias: quer persiga a Igreja de Cristo, quer persiga o amor de Cristo, sempre se empenha com tal ardor que é impossível não se sentir atraído pela sua têmpera. Paulo iniciou a sua vida religiosa no seio da família, depois estudou o judaísmo farisaico aos pés de Gamaliel e terá regressado à sua terra natal na altura em que o Senhor iniciou a vida pública na Palestina. Paulo nunca se encontrou com Cristo. No entanto conheceu Jesus através de Estêvão, um dos primeiros diáconos.
Paulo foi favorável ao martírio de Estêvão, não por ódio para com a pessoa mas para com a nova religião. E o seu fogo pela pureza da fé judaica levou-o a perseguir os cristãos que se tinham refugiado tão longe quanto Damasco. Foi a caminho de Damasco que Paulo conheceu Jesus. A luz de Cristo cegou-o e converteu-o.
Impressiona a rapidez com que Paulo mudou. Não era pessoa para ir atrás de qualquer vento, muito menos de novidades. Mas soube render-se humildemente perante a Verdade. Depois de recuperar a vista graças ao ministério de um cristão de Damasco Paulo afastou-se para o deserto da Arábia. No silêncio desse retiro, fincou mais profundamente a sua determinação de entrega total a Cristo e aos seus novos irmãos. A Igreja recebeu de Paulo a riqueza das suas Epístolas e o tesouro do seu zelo pelas almas que o levou a fundar múltiplas comunidades de fiéis.
Paulo ficou sempre na Igreja como imagem de fortaleza e de heroicidade. Mas também de humildade na conversão pessoal. A ele podemos recorrer quando sentimos que nos faltam as forças para levar o cristianismo até às últimas consequências.

Sem comentários:

Enviar um comentário