18 de julho de 2006

Promover a Leitura

Aproximam-se as férias grandes. As férias são uma ocasião para descansar e para melhorar a nossa formação e a nossa cultura. Por isso são também uma ocasião para a leitura.

A leitura é uma tarefa mais árdua do que a visão de um filme ou de um programa de televisão, ou que um jogo se cartas ou de computador. É necessário obrigar os olhos a seguir linhas de letras, como estas que eles agora estão a seguir. Os olhos preferem imagens coloridas e que se movam. As letras são negras e quem se move são os olhos na leitura.

No entanto, a leitura tem grandes vantagens. Ao ler, o leitor está sempre em condições de parar e pensar. Ele é mais livre. Ao ler, o leitor não está limitado à imagem, mas tem acesso directamente à palavra, ao significado, à mensagem. Ele é mais verdadeiro. Ao ler, o leitor não usa outros sentidos, como o ouvido. Ele está concentrado e por isso elevado.

Vale a pena promover a leitura. Primeiro a nossa pessoal e depois a dos nossos familiares e amigos. Pode-se promover comprando livros, pedindo livros emprestados numa Biblioteca ou a amigos, perguntando sobre o livro que outro está a ler, comentando aquele que nós estamos a ler. Ler uma passagem escolhida de um livro é uma forma muito eficaz de abrir o apetite.

Entre os livros que podemos ler contam-se aqueles que os Santos escreveram, aqueles cujo conteúdo edifica a alma, aqueles que sabemos tratarem-se de livros que já fizeram bem a outras pessoas. É muito bom aconselhar-se antes de ler.

Sem comentários:

Enviar um comentário