18 de junho de 2006

Viver a Festa do Corpo de Deus

O mês de Junho está marcado pela Solenidade do Corpo de Deus, que se celebra na Quinta-Feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade. Este ano calha no dia 15. Deixamos algumas sugestões que se podem viver em família.

A ideia de fundo é considerar a maravilha da entrega de Jesus na Eucaristia, onde, sob a aparência do pão, se contém o seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade.

A primeira prática é cuidar melhor a Missa dominical. Alguns pormenores no modo de vestir, de estar bem penteado e apresentado diante de Jesus, ajudam. E também pensar nas intenções pelas quais queremos pedir durante o Santo Sacrifício e, depois, na Comunhão.

Outra prática é a Visita ao Santíssimo Sacramento. Ao passar diante de uma igreja o pai ou a mãe, se virem oportuno, podem convidar os filhos a acompanhá-los a entrar e rezar diante do Sacrário, onde Jesus está sempre à nossa espera. Uma forma de realizar esta visita pode ser rezar as seguintes orações:

Graças e louvores se dêem a todo o momento Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento. Pai Nosso, Avé-Maria, Glória (tudo isto é repetido três vezes)

No fim, pode-se acrescentar uma Comunhão Espiritual que é uma oração em que mostramos o desejo de comungar o Corpo de Jesus. Uma fórmula que usava São Josemaría é esta:

Eu quisera, Senhor, receber-Vos com aquela pureza, humildade e devoção com que Vos recebeu vossa Santíssima Mãe, com o espírito e o fervor dos Santos.

Outro costume eucarístico é acompanhar a procissão que se realiza no dia do Corpo de Deus, pelas ruas da cidade. A Sagrada Hóstia pode ser vista na custódia. A custódia é uma peça de metal, normalmente em ouro ou prata, muito decorada, que transporta no centro a Eucaristia, que se pode ver através de um vidro. Ao acompanhar Jesus pelas ruas da nossa cidade podemos cantar e rezar com os outros e mostrar assim que O amamos e estamos agradecidos por ter ficado connosco.

Sem comentários:

Enviar um comentário